Como Funciona
Energia Fotovoltaica
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regularizou em 2012, através da Resolução 482, a micro e minigeração distribuída no Brasil. O sistema funciona em forma de compensação de energia ("net metering"), permitindo aos consumidores instalar geradores em residências, comércio ou indústria e trocar a energia com a distribuidora local.
Para melhor entendimento da resolução 482 baixe o Caderno Temático publicado pela ANEEL.
Vídeo do Instituto Ideal

Etapas da geração de energia fotovoltaica
1. Os painéis solares são feitos com células fotovoltaicas (FV) que convertem a luz do sol em corrente contínua (CC) durante o dia.
2. O inversor FV converte a corrente CC gerada pelos painéis solares em corrente alternada (CA).
3. A corrente CA é enviada do inversor para o quadro de distribuição, alimentando assim, equipamentos e iluminação com energia solar.
4. A concessionária fará a troca do medidor para um modelo com leitura bidirecional, que registra a energia recebida da rede pública e a energia solar excedente injetada na rede, gerando assim, créditos na conta de luz.
5. Sua residência ou empresa continua conectada a rede pública. Você vai precisar dessa energia durante a noite e o custo será compensado pela energia solar excedente gerada durante o dia.
6. Nosso sistema de monitoramento mostra continuamente sua produção de energia e assegura que seu sistema FV esteja operando corretamente.